Vultos Parnanguaras

Brasílio Itiberê da Cunha

....Nasceu em Paranaguá em 1° de agosto de 1846 - Berlim, 1913), foi um compositor, bacharel em direito e diplomata brasileiro.
Considerado um precursor do nacionalismo, foi um dos primeiros a inspirar-se em motivos populares e a imprimir à sua obra características nitidamente brasileiras. A sua composição mais conhecida é "A Sertaneja" (1869).

Ildefonso Pereira Correia, o Barão de Serro Azul

....Filho de militar, Ildefonso Pereira Correia nasceu em Paranaguá, no dia 6 de agosto de 1849. Em sua formação, estudou Humanidades no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Profissionalmente, possuía um engenho de erva-mate em Antonina e, na condição de comerciante, tornou-se o maior exportador desse produto no Paraná. Com a construção da Estrada da Graciosa, transferiu suas atividades para Curitiba, onde se tornou uma liderança empresarial, contribuindo para a consolidação e modernização daquela cidade, com a instalação de telégrafo, indústria gráfica, organização da associação comercial e infra-estrutura para a indústria de erva-mate e café.Por sua notável atuação pública, em 1881 recebeu a comenda da Ordem da Rosa e, em 8 de agosto de 1888, o título de Barão do Serro Azul.Sem ser militar ou político, vem a se envolver com a defesa de Curitiba nos episódios de confrontação entre defensores de Floriano Peixoto e Federalistas. No sul do país, inconformados com a "tomada do poder" por Floriano, os idealistas revolucionários Maragatos se insurgem e avançam para o Rio de Janeiro, com o objetivo de derrubar o Presidente.Do Rio Grande do Sul, dirigem-se para por Santa Catarina e chegam ao Paraná, aproximando-se da capital, Curitiba. As tropas da Revolução Federalista estavam prestes a atacar a cidade, quando Ildefonso é convocado para negociar a paz com o líder rebelde Gumercindo Saraiva, comandante dos Maragatos. Ildefonso, então, lidera uma Junta Governativa do Comércio, encarregada de criar um empréstimo de guerra e negociar a não-invasão de Curitiba. Com isso, mantém a cidade a salvo da iminente destruição.Entretanto, por sua atuação em favor da paz, viria a ser considerado traidor, pelos legalistas, sob a acusação de colaboracionismo com os federalistas. Em decorrência, em dia 20 de maio de 1894, foi fuzilado no km 65 da Estrada de Ferro Paranaguá Curitiba.Banido dos livros de História, a figura do Barão de Serro Azul, um autêntico empreendedor do séc. XIX, líder político e defensor da paz, é agora resgatada pelo filme O Preço da Paz, de Maurício Appel, em que são relatados os episódios de sua vida, restituindo, pela arte, uma verdade histórica. Através do Projeto de Lei do Senado Nº 354/ 2004 do Senador Osmar Dias, transformado na Lei nº 11.863, de 15 de Dezembro de 2008, sancionada pelo Presiidente Luiz Inácio Lula da Silva, ILDEFONSO PEREIRA CORREIA, teve seu nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria.


Júlia da Costa

....Júlia Maria da Costa (Paranaguá, 1°/07/1844 – 2/07/1911), filha de Alexandre José da Costa e Maria Machado da Costa, casou-se com o Comendador Costa Pereira, chefe do Partido Conservador. Viveu toda a vida na ilha de São Francisco do Sul e ali faleceu.

....Foi uma figura controvertida, forte, decidida e à frente de seu tempo. Com o auxílio do padre e escritor Joaquim Gomes de Oliveira Paiva, de Desterro, publicou dois livros: Flores dispersas - 1ª série, e Flores dispersas - 2ª série. Sob os pseudônimos de Sonhadora, Americana e J.C. (entre outros), escreveu, além de poesia, muitas crônicas-folhetins, que hoje chamaríamos de crônicas sociais, analisando a moda e relatando festas.

....Júlia da Costa casou, em 1871, por conveniência e imposição familiar, com um homem rico e trinta anos mais velho, mas amou o poeta Benjamin Carvoliva, cinco anos mais novo. Correspondia-se com ele quase que diariamente durante o namoro e, quando casada, em segredo. Em uma das cartas, que eram colocadas em esconderijos diversos, tais como o oco de uma velha árvore, Júlia sugere que fujam os dois, mas quem foge é Carvolina perante a ousadia da poetisa. Desiludida, Júlia passa a escrever, febrilmente, poemas cada vez mais desesperançados e melancólicos, começa a freqüentar mais e mais serões e festas, pintar os cabelos de negro (em uma época em que somente meretrizes e artistas o faziam), pintar o rosto e usar muitas jóias, participar de campanhas políticas e publicar em jornais e revistas, tornando-se uma lenda viva em sua pequena cidade.

....A solidão se tornou cada vez maior depois da morte do Comendador, que a habituara a receber catarinenses ilustres em banquetes e saraus (num dos quais esteve presente o Visconde de Taunay). Viúva, cansada das festas, fecha-se em casa com manias de perseguição. Durante o tempo que permanece enclausurada, planeja escrever um romance e, para tanto, confecciona painéis coloridos com cenas campesinas, interiores de lar e paisagens inspiradoras que espalha pelas paredes.

....Nessa velhice solitária, Júlia da Costa enlouquece e permanece fechada no casarão por oito anos, dele só saindo para o cemitério.

Fonte: http://www.amulhernaliteratura.ufsc.br


Leocádio José Correia - Médico


....Filho de Manoel José Correia e de Gertrudes Pereira Correia, nasceu em Paranaguá no16 de fevereiro de 1848. Vencido o ensino das primeiras letras e os colégios de instrução secundária, Leocádio encaminhou-se para a vida eclesiástica no Seminário Episcopal de São Paulo, do qual desistiu às vésperas da primeira unção sacerdotal. Assumiu, então, outro apostolado que cumpriu, desta vez na Academia de Medicina do Rio de Janeiro. Como dedicado aluno de um dos maiores vultos da medicina nacional, o Doutor João Vicente Torres Homem (1837-1887), Leocádio ençarregou-se de coletar minuciosos apontamentos sobre as preleções que ouvia, tarefa esta que garantiu subsídios para a publicação das lições do renomado catedrático sobre a febre amarela. No dia 20 de dezembro de 1873, doutorou-se em Medicina após ter sustentado uma tese sobre a Litotrícia (trituração dos cálculos vesicais para a eliminação pela urina), em 30 de agosto do mesmo ano. Ele foi um médico na verdadeira acepção da palavra, tendo clinicado nos municípios de Paranaguá, Guaratuba, Guaraqueçaba, Antonina. Morretes, Curitiba, Ponta Grossa e Castro. Em 29 de agosto de 1874 casou-se com sua prima-irmã Carmela Cysneiros Correia em sua cidade natal, com quem teve três filhos: Clara, Leocádio e Lucídio. Foi inspetor da Santa Casa de Misericórdia, foi inspetor escolar, jornalista, orador, escritor e poeta. Filiando-se ao Partido Conservador foi eleito deputado provincial à Assembléia Legislativa onde, como democrata, assumiu a causa abolicionista.

....Como inspetor da instrução pública destacou-se no propósito de revisão dos planos escolares que causavam dano aos seus contemporâneos deixando, assim, as sementes da reforma escolar que sua curta existência não viu consolidada. O teatro também mereceu sua atenção e estudo, tendo se utilizado do palco cênico como instrumento de sua campanha contra a escravidão negra junto ao núcleo de jovens que o acompanhava. A encenação de "Talento e ouro", de Leôncio Correia, sob sua direção, alcançou ruidosos sucesso no teatro Santa Calina, de Paranaguá. Entre os seus escritos teóricos destaca-se "Duas páginas sobre o drama da Redenção", publicado postumamente por seu filho Leocádio Cysneiros Correia. Leocádio José Correia desencarnou no dia 18 de maio de 1886, vítima de febre perniciosa. Foi um fato enormemente pranteado, especialmente pelos mais pobres e necessitados, que Leocádio, em sua breve vida, visitava diariamente. Poucos anos depois da sua desencarnação, Leocádio José Correia começou a manifestar-se espiritualmente. Primeiro no litoral do estado de Santa Catarina; posteriormente, no Estado do Paraná, num trabalho fraterno de atendimento à pessoa humana e na divulgação da mensagem de Jesus Cristo, à luz da Doutrina dos Espíritos.


Manoel Antônio Guimarães - Visconde de Nácar

....Nasceu em Paranaguá a 15 de fevereiro de 1813. Foi comerciante, político e Chefe da Guarda Nacional, deputado provincial em São Paulo em 1851, e por várias legislaturas, no Paraná após a sua emancipação, governando com vice-presidente a sua província natal em 1873. Faleceu
em 16 de agosto de 1893.


Manuel Eufrásio Correia

....O dono do nome de praça e de estação tubo em Curitiba nasceu em Paranaguá e se formou em direito em Recife. Se destacou como promotor público, deputado provincial e presidente da Assembléia. Também chefiou a polícia de Santa Catarina e no seu maior momento público foi ser nomeado o 58° presidente da província de Pernambuco. Tomou posse a 7 de novembro do mesmo ano e governou até 4 de fevereiro de 1888, quando faleceu no engenho S. Francisco da Várzea, e foi sepultado no Cemitério Público do Recife, no mausoléu do conselheiro João José Ferreira de Aguiar, com tôdas as honras a que tinha direito.

 


História
Dados Gerais
Prefeitura e Secretarias
Turismo
Vultos Parnanguaras
Barreado - prato tipico
 
Academia/Esporte
Advogados
Agentes Marítimos
Aluguel de Automóveis
Animais
Auto Escola
Automóveis/Oficinas
Baladas
Bancos
Beleza & Estética
Chaveiros
Clínicas Médicas
Construção/Reforma
Contabilidade
Despachantes Aduaneiros
Despachantes Automóveis
Despachantes Náuticos
Distribuidoras de Água e Gás
Farmácias
Festas/Eventos
Hotéis/Pousadas
Imobiliárias
Instituições de Ensino
Informática
Jóias e Relógios
Lan House
Marinas e Iates Clubes
Médicos
Móveis planejados
Refrigeração
Restaurante/Pizzaria
Telefonia
Transporte Rodov. / Cargas
Vídeolocadora
Vídraçarias
Shopping Paranaguá
 
Ônibus intermunicipal
Horários de Barcos
Leis Municipais
Hospitais
IPTU 2017 - imprimir carnê
Licitações - Prefeitura
Pontos de Táxi
Postos de Saúde
Telefones úteis
Tirar documentos pessoais
 
Prefeitura
Capitania dos Portos
Avisos de mau tempo
Tábua das Marés
Porto (APPA)
Paranaguá Pilots
Iate Clube
OGMO-PR
Associação Comercial
Procon
Detran
Preço de combustíveis
Conheça o Porto
Viação Graciosa
Guia Curitiba
Guia Guaratuba
Guia de Imobiliárias

Assine nossa Newsletter
Fique por dentro das novidades do Guia Paranaguá

*Email:
Nome:
Cidade:
 
Publicidade

 


Guia Paranaguá - Paranaguá está a um click
Documento sem título


Esta página lhe foi útil? Compartilhe com seus amigos!

Publicidade--------------------------------------






Pe Pet, sua nova opção de Pet Shop
Jardim Samambaia - Paranaguá
Tudo para cães e gatos


 


Afiliados Cursos 24 Horas - Ganhe Dinheiro com seu Site
Sistema de Afiliados - Cursos 24 Horas

250_250_Telefonia
__________________________
Vento Sul Náutica - Despachante Náutico

Vento Sul Náutica - Legalização de documentos de embarcações